fbpx

Inédito na América Latina, programa do Musicou oferece estrutura para ensaios, mentoria artística e laboratório de gravação musical gratuitos em São Paulo

por Marcus Vinicius Magalhães

Aquarius, primeiro aluno do projeto Musicou a lançar seu trabalho autoral pelo programa Musicou Orienta

O Musicou, programa de educação musical presente em quatro regiões do Brasil, que oferece aulas de música gratuitas para crianças a partir de seis anos, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas, inaugura em São Paulo uma metodologia completa e acessível para acolher, preparar e lançar novos artistas para o mercado. Núcleo escolhido para estrear o programa e que prioriza a população em situação de vulnerabilidade, o Musicou FUNSAI, aberto em março deste ano no bairro do Ipiranga, disponibiliza espaço para a comunidade ensaiar em seu Espaço Musicou, oferece toda a tecnologia de um laboratório de gravação pelo Musicou Lab e proporciona mentoria para o impulsionamento de novos artistas no Musicou Orienta.

De acordo com o Coordenador Pedagógico Regional, Alexandre Soares, o projeto expande sua proposta de ser um programa de educação musical e desenvolvimento social e passa a oferecer também toda a estrutura para preparar artistas profissionais. A iniciativa será implantada também em outros núcleos do país.

“O Musicou, que já oferta aulas de música gratuitas, de instrumentos e voz, também se tornou um espaço e um ponto de encontro de fazer artístico e de acolhimento autoral. Não existe nenhum outro lugar no Brasil que ensina música, oferece espaço para ensaio, dá orientação artística e grava seu projeto de graça”, conta Soares.

Indicado principalmente para a população em vulnerabilidade econômica, com a função de acolher estudantes, músicos e artistas e grupos locais para estudos e ensaios autônomos, o Espaço Musicou tem uma sala que disponibiliza todos os equipamentos do núcleo, com diversos instrumentos musicais como violões, guitarra, contrabaixo, teclado, bateria e instrumentos de percussão. O agendamento deve ser feito diretamente com a coordenação do núcleo de acordo com os horários disponibilizados.  

O Musicou Orienta foi criado com o intuito de apoiar jovens músicos, ou bandas locais, em sua trajetória como artistas autônomos. O programa oferece mentoria com orientação sobre a prática musical e desenvolvimento de repertório, gestão de carreira, produção musical e fonográfica, colaborando, assim, para o impulsionamento de novos artistas.  

Assim como o Espaço Musicou, os grupos ou músicos interessados deverão fazer agendamento diretamente com a coordenação do núcleo, de acordo com os horários disponibilizados. Idade mínima, 14 anos. 

“O programa tem foco na mentoria e desenvolvimento artístico de jovens, grupos e artistas, para que eles busquem na autonomia o seu caminho profissional. Então é um trabalho com foco no acolhimento autoral, desenvolvimento de repertório e o trabalho com a performance artística, não é aula de música, é mais um trabalho de aperfeiçoamento artístico mesmo”, conta Alexandre Soares.

“Além da execução musical e da performance, a gente trata também com os participantes do Orienta assuntos relacionados a registro de obra e fonograma, distribuição, lançamento, etc”, complementa ele.

Já o Musicou LAB tem potencial para se tornar um ponto de encontro, um “hub” criativo, onde diferentes agentes musicais locais possam experimentar e produzir coletivamente e ter vivências com referências nacionais do tema. O programa conta com equipamentos para compor um laboratório/estúdio musical voltado a oficinas relacionadas a música e tecnologia, produção e pós-produção de áudio, gravação e manipulação de material sonoro em núcleos do Musicou.  

O programa proporciona ainda condições técnicas para transmissões ao vivo, via streaming, oferecer condições para vivências com produtores e artistas convidados e, especialmente, viabilizar propostas pedagógicas que envolvam música e tecnologia, criação, estudo e exploração timbrística, criando oportunidades de aprendizado por meio do uso de tecnologias.  

Case de sucesso
Entre os projetos artísticos que passaram pelos três programas do Musicou FUNSAI está o Coelho, projeto do poeta Aquarius, instrumentista e cantor de vagão nos metrôs de São Paulo, em parceria com o aluno de canto do Musicou, Cai0f, que é um multi-instrumentista, arranjador e produtor. O projeto foi desenvolvido sob mentoria e orientação do baterista e produtor musical XIRU, sob coordenação de Alexandre Soares.

Nesse primeiro projeto em processo de finalização pelo Musicou Orienta no FUNSAI, rolou a interação entre os artistas Aquarius e Cai0f, no desenvolvimento de repertório, assuntos relacionados a performance, cadastro de obra e fonograma, e principalmente, a produção da obra inédita intitulada Coelho”, conta Alexandre Soares.

Antes da parceria entre os dois músicos, o projeto Musicou Orienta trabalhou com o Cai0f assuntos relacionados a performance, revisão de arranjo, desenvolvimento de espetáculo. “A gente revirou alguns arranjos de músicas dele, para que ele possa se apresentar, montar uma banda e tocar ao vivo”, conta Alexandre.

Já o Aquarius, nome artístico do Victor, começou a frequentar o segundo horário do Musical Orienta para entender um pouco mais sobre o mercado da música, registro de obra e fonograma. Ele tinha o objetivo de gravar uma música demo, usando os equipamentos do Musical Lab.

Arte do single Coelho, projeto dos alunos Aquarius e Cai0f

Foi então que o Wagner dos Santos, educador do Musicou FUNSAI e mentor do Aquarius e do Cai0f, colocou os projetos de ambos na mesa, que decidiram que seria possível fazer um trabalho de produção e lançamento da obra do Aquarius. Nesse movimento, o Aquarius e o Cai0f se conheceram e o santo bateu. Eles começaram a trabalhar juntos no lançamento da música Coelho. 

“Como o Cai0f também é produtor e toca de tudo, o Aquarius meio que absorveu o Caio no projeto dele. Então, a obra conta com a composição e letra de Aquarius e o arranjo musical de Caio”, conta Alexandre Soares.

Com data de lançamento nas principais plataformas de áudio no dia 29 de junho, com mentoria do Musicou Orienta, o projeto Coelho mostra o relato do poeta Aquarius e os desafios de ser um artista que ficou sem ter onde morar e dormir.

“A minha música conta um pouquinho de uma parte da minha vida em que eu fiquei sem moradia e fui ajudado por alguns amigos, deixando eu ficar na casa deles. Em alguns dias, eu fiquei na rua, outros eu dormi em praça, então esse som fala muito dessa parada de eu ter ficado sem moradia”, conta o compositor e artista de rua de 30 anos,

Compositor, cantor e poeta, Aquarius apresenta seu trabalho nas ruas e nos vagões do metrô há quatro anos, quando começou a participar das Batalhas de Rap. Antes disso, estudou múltiplas linguagens, artes cênicas, no SESI-SP em 2017-2018, atuando em duas peças teatrais como ator criador.

Sobre o Musicou

O Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas cidades do Brasil. Os núcleos oferecem aulas de iniciação musical, canto coletivo, percussão, violão, viola caipira e sanfona (é preciso consultar os cursos disponíveis em cada região).

Apesar de novo, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura.

SERVIÇO

Musicou FUNSAI
Local: Núcleo Musicou FUNSAI – Auditório do LAMFF – Avenida Nazaré, 366 – Ipiranga – São Paulo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *