fbpx

Musicou abre a temporada do festival artístico-pedagógico com Dudu Tsuda no núcleo de São Paulo

Dudu Tsuda durante oficina realizada no Musicou Convida em São Paulo

Com uma proposta de troca de experiências, conhecimentos e muita música entre artistas convidados, alunos do projeto Musicou e a comunidade local, o Musicou Convida iniciou sua programação no dia 22 de agosto na cidade de São Paulo e segue até novembro com atividades nos núcleos do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e interior de São Paulo. Criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas cidades do Brasil.

O núcleo que recebeu a primeira atividade do Musicou Convida é o Musicou FUNSAI, localizado no bairro do Ipiranga e que possui como mantenedora a FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, organização sem fins lucrativos que atua em São Paulo desde 1896. Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, às 15h, o espaço recebeu a oficina Tecnologia Musical, Semiótica e Gesto do músico e artista multimídia Dudu Tsuda. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas para alunos e 10 para a comunidade local.

“Essa oficina foi bem especial, pois o Dudu é um grande artista multimídia e performer. Os alunos tiveram a oportunidade de ver essa junção entre som e imagem, colaborando para a ampliação de suas compreensões criativas”, conta o Coordenador Pedagógico Regional do Musicou, Alexandre Soares.

Nessa atividade, Tsuda realizou uma oficina de criação e construção sonora a partir de insinuações, sensações e textos reflexivos. Ele, que também é compositor, performer, produtor musical, professor, diretor artístico do selo de arte sonora e música experimental ALEA, ainda compartilhou a sua experiência em exposições, performances, concertos musicais e trabalhos premiados em diferentes países como França, Japão, Colômbia, Bolívia, Espanha e Alemanha.

Próximas ações no Musicou FUNSAI

O Musicou Convida retorna para o núcleo Musicou FUNSAI para mais duas oficinas. Nos dias 24 e 25 de setembro, como parte das comemorações dos Festejos do Ipiranga, a pianista e compositora Heloisa Fernandes realiza a oficina Criatividade e Invenção Musical com Heloísa Fernandes e apresenta um concerto para os alunos no final da atividade. No mês seguinte, o convidado é o produtor musical Arthur Joly. Ele apresenta a oficina Produção Musical na Prática – Vivência em Produção Musical e Gravação Multipista nos dias 10 e 11 de outubro.

Sobre o Musicou Convida

O Projeto Musicou Convida está calcado em uma proposta de residência artística em que artistas consagrados, com carreiras consolidadas em âmbito local, nacional ou internacional, são convidados a desenvolver um projeto artístico e pedagógico voltado aos alunos e alunas do Núcleo Musicou, educadores(as) e comunidade.
   

Cada projeto é elaborado pela equipe de coordenação regional e gestão da sede do Musicou em conjunto com os(as) educadores(as) dos núcleos. Os(as) artistas são selecionados(as) de acordo com objetivos artísticos e pedagógicos a serem desenvolvidos em cada núcleo.  

A escolha dos artistas busca também atender ao critério de diversidade musical e cultural previsto no Projeto Político e Pedagógico do Musicou. 

Os projetos podem envolver workshops e master classes a alunos(as) e comunidade, participação em apresentações musicais junto a alunos(as) do Musicou, performance, formação da equipe educacional, entre outras possibilidades. 

Os artistas residentes desenvolvem seus projetos em dois ou três encontros, a depender de qual tenha sido o plano elaborado e a frequência para sua aplicação. Desta forma, os projetos poderão ser desenvolvidos em encontros consecutivos ou distribuídos ao longo do semestre e os artistas poderão retornar ao núcleo após um período combinado para um encerramento em conjunto, a partir do que foi desenvolvido em suas diretrizes e orientações anteriores. 

Sobre o Musicou

O Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas cidades do Brasil. Os núcleos oferecem aulas de iniciação musical, canto coletivo, percussão, violão, viola caipira e sanfona (é preciso consultar os cursos disponíveis em cada região).

Apesar de novo, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *