Contratação de Serviço – 514/2024 – Análise conciliação e diagnóstico contábil - Concluídos
DESCRIÇÃO:
ESCOPO DOS TRABALHOS
A entidade teve implementação de novo sistema ERP SAP a partir de 1º de maio de 2023, sendo que anteriormente era utilizado o ERP Datasul, sendo que somente a contabilidade de uma das unidades culturais era realizado por escritório de contabilidade terceirizado. Nesse contexto, foram realizados o mapping (de/para) dos sistemas antigos para o novo na data de transição. Existem na entidade as seguintes unidades culturais:
- Move;
- Musicou;
- Sede;
- Tatuí; e
- Teatro Municipal – SP.
Escopo do trabalho consiste em levantar a conciliação das contas contábeis patrimoniais e por consequência resultado do ano de 2024 da Entidade e suas respectivas Unidades e fazer análise dos possíveis erros contábeis que possam vir a ocorrer, gerando composições dos saldos após o confronto com os controles internos correspondentes. Essas conciliações são apuradas através dos seguintes processos:
- A conciliação começa no controle financeiro
- Elenco de todas as contas contábeis
- Determinar o período para a conciliação que no caso é o ano 202.
- Comparação de valores
- Conciliação dos projetos a executar X reconhecimento da recita conforme ITG 2000 (R1)
- Correção de erros encontrados
- Envio da conciliação deverá bater com o saldo do balancete consolidado. No entendo deverá haver análise interna dos saldos por unidade cultural.
- Parametrizações contábeis de folha
- Revisão Grupo de projetos a executar e suas contabilizações
- Revisão Reconhecimento da receita dos projetos executados
ETAPAS DE EXECUÇÃO:
Etapa 01 – Solicitação de relatórios contábeis tais como balancetes e razões, bem como relatórios operacionais, para confronto com o contábil.
Etapa 02 – Efetuar a conciliação dos registros contábeis com os saldos dos relatórios operacionais correspondentes e elaborar planilhas de composição de saldos, analisando os possíveis erros ou incorreções;
Etapa 03 – Efetuar o levantamento e análise dos erros e/ou apropriações indevidas encontrados na contabilidade e propor os lançamentos de regularização dos saldos. Nessa etapa podemos propor correções e adaptações às Normas existentes para às Entidades sem Fins Lucrativos ITG 2002 (R1).
Etapa 04 – Revisão dos saldos contábeis do balancete após lançamentos de regularização, e confronto com as planilhas de controle de conciliação;
Etapa 05 – Entrega de relatórios com todas as planilhas de conciliação e análise efetuadas mensalmente, dando ênfase ao fechamento com os saldos contábeis.
Salientamos que a conciliação deverá bater com o saldo do balancete consolidado. No entanto deverá haver especificação de qual unidade cultural se refere cada lançamento que compõem o saldo conforme exemplo abaixo.
CRUZAMENTOS COM AS INFORMAÇÕES OPERACIONAIS:
As conciliações contábeis serão efetuadas mediante ao dos valores dos balancetes com os seguintes relatórios operacionais:
O serviço deve abranger todas as contas do balancete e incluir a dos seguintes itens:
Rubrica |
Descrição |
Relatórios operacional |
Observações |
1.01.01.02 |
Bancos conta movimento |
Extratos bancários |
Efetuar o cruzamento dos extratos com os saldos do balancete |
1.01.01.04 |
Aplicações Financeiras |
Extratos de Aplicação | Efetuar o cruzamento dos extratos de aplicação com os saldos do balancete, atentando para apropriação de rendimentos e retenções. |
1.01.02.01 | Contas a Receber | Relatório Financeiro do contas a receber | Balanceamento com o saldo do relatório do contas a receber por título, atentando para a correta classificação |
1.01.02.02 | Adiantamentos | Folhas de pagamentos e demais relatórios de controle | Confronto dos adiantamentos de salários, rescisões, férias, 13º salários com as respectivas folhas de pagamentos e recibos. |
1.01.02.03 | Tributos a recuperar | Planilhas e retenções | Verificar as origens dos valores e compor os saldos adequadamente |
1.01.03.01 | Estoques | Relatório de controle de itens do almoxarifado | Confronto com os relatórios de registro dos estoques atentando para a correta classificação. |
1.02.03.01/
08 |
Imobilizado/Sucedidos | Relatório de controle individual de bens | Observar se os saldos contábeis estão de acordo com os controles individuais de bens |
1.02.03.02 | Software | Relatório de controle | Observar se os saldos contábeis estão de acordo com os controles individuais de aquisição dos bens |
1.02.03.03/
04/09 |
Depreciação/
Amortização/Sucedidos |
Relatório de controle individual de bens | Confronto saldos contábeis estão de acordo com os cálculos de depreciação e amortização. |
2.01.01.01 | Obrigações trabalhistas | Folhas de pagamento, recibos, cálculos de tributos | Verificar as origens dos valores e compor os saldos adequadamente, de acordo com folhas e planilhas de cálculo. |
2.01.01.02 | Provisões trabalhistas | Relatório de provisão de férias e encargos | Confronto saldos contábeis estão de acordo com os referidos relatórios |
2.01.01.03 | Encargos sociais e previdenciários a recolher | Folhas de pagamento, recibos, cálculos de tributos | Verificar as origens dos valores e compor os saldos adequadamente, de acordo com folhas e planilhas de cálculo. |
2.01.01.04 | Obrigações tributárias a recolher | Planilhas de cálculo, notas fiscais, folhas de pagamento | Confronto saldos contábeis estão de acordo com os referidos relatórios |
2.01.01.05 | Outras Obrigações | Contas a pagar | Cruzamento com as informações contidas no relatório do contas a pagar. |
2.01.01.07/
08/09 |
Projetos a executar FTM | Planilhas e/ou relatório de execução | Confronto saldos contábeis estão de acordo com os referidos relatórios |
EMPRESA VENCEDORA: SILVIO FERREIRA DE VASCONCELOS JUNIOR
VALOR: R$ 22.000,00
NOME DO SOLICITANTE: Helena Batista Santana
iD DA SOLICITAÇÃO: 9293