A partir do dia 20 de maio, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – apresenta a sua nova identidade visual adaptada aos novos tempos, mas preservando a excelência do maior patrimônio cultural da cidade localizada a 130km da Capital paulista. Gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, a marca do equipamento passa a se chamar tatuí – conservatório de música e teatro, destacando o nome da cidade que há sete décadas abriga o Conservatório de Tatuí e o Teatro Procópio Ferreira, formando artistas que se destacam internacionalmente.
Considerado o maior conservatório de música e artes cênicas da América Latina, o equipamento reforça neste rebranding a história de excelência do Conservatório de Tatuí, representando também uma visão de futuro, inovadora, que dialoga com o novo momento da cultura, música e teatro do país e do mundo.
De acordo com a Diretora Executiva do Conservatório de Tatuí, Alessandra Costa, a renovação da identidade da marca foi realizada com muita preocupação em manter o legado e a história do Conservatório de Tatuí presentes, desde a inauguração do espaço em 1954.
“Com as mudanças de comunicação, principalmente na internet e nas redes sociais, a proposta aqui é justamente poder dialogar e conectar ainda mais toda a história de sucesso e excelência do Conservatório de Tatuí nesse novo contexto, com uma linguagem que continua aproximando as pessoas do equipamento”, conta Alessandra.
“Queremos que cada vez mais o Conservatório de Tatuí se mantenha como um objeto de desejo para artistas, músicos, atores de todas as idades, em especial os mais jovens”, completa a diretora.
A construção da identidade, que atualizou o logotipo e a comunicação física e on-line da marca, foi realizada pela agência D4G.
Versão anterior:
Versão renovada com opções de cores e modelos:
A renovação na marca para tatuí – conservatório de música e teatro é apresentada como um presente para a cidade, que passa a ter seu nome imortalizado e levado para outras cidades, estados e países como representação de cultura, arte, música e teatro. Reforçando o nome Tatuí, é demostrado o valor do espaço e da cidade no imaginário dos artistas e alunos.
“Hoje já vemos que os alunos quando vêm para cá usam o termo Tatuí para definir o Conservatório. Por isso que reforçar a importância da cidade da música e do teatro, facilitando a compreensão do que se tratam as atividades realizadas no Conservatório de Tatuí, é um dos grandes objetivos dessa revisão de marca”, revela Alessandra.
Capital da música e também do teatro
Conhecido principalmente por formar estudantes de música que se destacam em concursos nacionais e internacionais e ter alguns dos principais artistas brasileiros formados no Conservatório de Tatuí, a instalação também quer se tornar referência no teatro.
Desde que a Sustenidos assumiu a gestão do equipamento cultural, há três anos, foi retomado o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, que este ano será realizado em julho, e investimentos na programação de artes cênicas, para que a excelência do Conservatório de Tatuí seja reconhecida também nesta área. Por isso a importância de deixar claro que se trata também de um conservatório de música e teatro na marca da instituição.
Após a realização da 29ª edição do FETESP, em julho, o agora tatuí – conservatório de música e teatro prepara uma programação superespecial em celebração aos 70 anos da instituição.
Os detalhes de toda a programação cultural do Conservatório de Tatuí podem ser acompanhados na Agenda Cultural da instituição.
**
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex