O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia o lançamento da 4ª temporada do projeto Conservatório na Rede. A iniciativa, que publicará novas aulas a partir do dia 22 de julho, vai disponibilizar gratuitamente ao público mais de 40 videoaulas ministradas por artistas convidados.
Os conteúdos abordam diferentes temas relacionados às áreas de ensino da instituição (música erudita, música popular e artes cênicas). O objetivo é levar cultura e conhecimento para mais pessoas e permitir que, mesmo de casa, todos possam aprender, se encantar e se sentir mais próximos da instituição.
Esta temporada traz 11 séries temáticas, que abordam música antiga e contemporânea, tecnologia, compositoras brasileiras, curiosidades sobre variados instrumentos musicais, técnicas de estudos, coro cênico, teatro musical, teatro de rua, entre outros.
A primeira série aborda “Sopros no Oriente”, uma jornada pelas principais variedades de flautas da região, englobando Babilônia, Afeganistão, Pérsia, Índia, Paquistão, Nepal, China, Mediterrâneo, Armênia, Mundo Cigano, Império Otomano e muito mais. As aulsa são conduzidas por Mario Aphonso III, que tem uma trajetória musical sólida e carreira internacional na música ocidental e oriental tendo editado e lançado discos no Brasil, Europa, Ásia e Oriente. Atua na família completa dos saxofones, flautas, clarinetes, teclados, Percussão, além de diversos instrumentos tradicionais de sopros orientais como Flautas Bansuri, Ney, Nay, Kaval, Clarinete Turco, Duduk, Sipsi entre outros.
Buscando conexões entre música ocidental e oriental fundou e coordena o Coletivo Tarab, que é dedicado ao ensino e pesquisa da música do Oriente médio, Sefaradi, Mediterrâneo, Balkans, música instrumental e Regional Brasileira e suas linguagens. Recebeu, em 2017, título Federal de comendador da “Ordem de Carlos Gomes” e, em 2018, a medalha de adido cultural das Forças Internacionais de Paz da ONU em reconhecimento a um trabalho de 35 anos de pesquisa e estudos com a música cultural do mundo. Atualmente integra os projetos Mutrib, Yaqin Ensemble, Orkestra Bandida, Zikir Trio, TarabJazz, Fanrarra Rumalaj, Quinteto Instrumental e como músico e instrumentista participa de diversas formações e Grupos musicais além de atuar na área didática, de formação cultural e pesquisa.
De acordo com a gerente pedagógica de música da Instituição, Valéria Zeidan, “as videoaulas contribuem para a formação ou aprimoramento tanto de alunos do Conservatório quanto do público em geral, pois fica com acesso permanentemente disponibilizado no canal da instituição no YouTube”.
Ainda segundo Valéria, como diferencial, as aulas trazem uma programação pensada para abranger uma vasta gama de temas e abordagens, com ministradores especiais. “Serão disponibilizados cursos na área de história, estética, repertório específico para alguns instrumentos, saúde dos músicos, entre outros. Além disso, para o desenvolvimento e produção das videoaulas, foram convidados alguns dos melhores profissionais brasileiros e estrangeiros da atualidade, levando ao público um resultado e visão contemporâneas sobre cada tema abordado”, detalha a gerente.
A programação desta iniciativa, que está na 4ª temporada, vai de 22 de julho a 3 de outubro. Para assistir às aulas, basta acessar o canal do Conservatório de Tatuí no YouTube.