fbpx

Grupo Bongar realiza oficina e apresentação gratuitas no Musicou Olinda

Foto: Professor Renan

Seguindo com a proposta de troca de experiências, conhecimentos e muita música entre artistas convidados, alunos do Musicou e a comunidade local, o Musicou Convida desembarca em Olinda para uma programação especial e gratuita. Entre os dias 24 e 26 de setembro, o núcleo Musicou Olinda recebe o Grupo Bongar para três dias de oficinas e mostra de processo que reúnem música e ancestralidade.

Nos dois primeiros dias, o grupo apresenta oficinas que mergulham pelo Ibeji, o orixá das crianças, dos gêmeos, da alegria, da prosperidade e da sorte. O público poderá prestigiar as alfaias e abês do Grupo Bongar em uma imersão com muita percussão e história. No terceiro dia, o grupo que é parte importante da história musical brasileira há duas décadas, realiza uma mostra de processo para os alunos e comunidade local.

Formado por percussionistas e cantores que revezam os instrumentos como a alfaia, ganzá, abê, caixa, congas, ilu e tabicas, o grupo Bongar faz parte da Nação Xambá, localizada em Olinda. Eles realizam um trabalho de resgate e divulgação da cultura e religião da nação Xambá através de sua dança tradicional, o coco, e em seu mais recente trabalho, as giras de Jurema.

Sobre o Musicou Convida
O Projeto Musicou Convida está calcado em uma proposta de residência artística em que artistas consagrados, com carreiras consolidadas em âmbito local, nacional ou internacional, são convidados a desenvolver um projeto artístico e pedagógico voltado aos alunos e alunas do Núcleo Musicou, educadores(as) e comunidade.

Cada projeto é elaborado pela equipe de coordenação regional e gestão da sede do Musicou em conjunto com os(as) educadores(as) dos núcleos. Os(as) artistas são selecionados(as) de acordo com objetivos artísticos e pedagógicos a serem desenvolvidos em cada núcleo.  

A escolha dos artistas busca também atender ao critério de diversidade musical e cultural previsto no Projeto Político e Pedagógico do Musicou. 

Os projetos podem envolver workshops e master classes a alunos(as) e comunidade, participação em apresentações musicais junto a alunos(as) do Musicou, performance, formação da equipe educacional, entre outras possibilidades. 

Os artistas residentes desenvolvem seus projetos em dois ou três encontros, a depender de qual tenha sido o plano elaborado e a frequência para sua aplicação. Desta forma, os projetos poderão ser desenvolvidos em encontros consecutivos ou distribuídos ao longo do semestre e os artistas poderão retornar ao núcleo após um período combinado para um encerramento em conjunto, a partir do que foi desenvolvido em suas diretrizes e orientações anteriores. 

SERVIÇO

Musicou Convida
Oficina de toques de Ibeji + mostra de processo com o Grupo Bongar
24, 25 e 26 de setembro, das 14h às 17h
Musicou Olinda –
Centro Cultural Grupo Bongar
Endereço: Rua Iêda – São Benedito – CEP: 53270-600

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *