fbpx

Musicou Convida no Nordeste recebe artistas consagrados em programação no Ceará, Paraíba e Pernambuco

Livia Mattos e Zeca Baleiro. Foto: Divulgação

Com uma proposta de troca de experiências, conhecimentos e muita música entre artistas convidados, alunos do Musicou e a comunidade local, o Musicou Convida, patrocinado em 2024 pela Nubank, desembarca no Nordeste para uma programação nas cidades de Fortaleza, Recife, Olinda, Quixeramobim, Quixadá e Picuí. Criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas cidades do Brasil.

“O Musicou Convida procura proporcionar vivencia dos alunos e alunas com artistas profissionais de várias vertentes, de contextos acadêmicos e artísticos. E essa experiência gera muitas marcas para as vidas das pessoas, principalmente por pensarmos em uma programação com uma diversidade musical e artística contemplada nessa edição”, conta o coordenador pedagógico do projeto Musicou, Ari Colares.

“Na programação do Nordeste, além de vivenciar essa experiência pedagógica, destacamos o ensaio e pocket show do Zeca Baleiro com o Fausto Nilo, em Quixeramobim no Ceará. Essa apresentação é uma celebração aos 80 anos do Fausto, que também é contada em uma exposição que acontece em sinergia na Casa de Antônio Conselheiro. Já o Bongar, em Olinda, tem uma importância fundamental como um grupo de um quilombo urbano”, completa Colares, reforçando a diversidade artística da programação.

A programação nordestina começa em Recife, no Auditório do núcleo Musicou Dom Helder Câmara. Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, o Musicou Convida conta com a participação do duo de afropop Barbarize. Os artistas Yuri Lumin e Bárbara Espíndola darão dois dias de oficina de produção musical e concluem sua participação com uma performance para os convidados, mesclando batidas da bossa nova, funk, trap e rap e cantando a realidade da comunidade do Bode, em Pina, bairro onde moram na capital pernambucana.

Nos dias 24, 25 e 25 de setembro, o núcleo Musicou Olinda realiza atividades artístico-pedagógicas com o Grupo Bongar. Nos dois primeiros dias, eles realizam oficina de toques para Ibeji. No Candomblé, Ibeji é o orixá das crianças, dos gêmeos, da alegria, da prosperidade e da sorte. No terceiro dia, eles realizam uma mostra de processo para os convidados.

Formado por percussionistas e cantores que revezam os instrumentos como a alfaia, ganzá, abê, caixa, congas, ilu e tabicas, o grupo Bongar faz parte da Nação Xambá, localizada em Olinda. Eles realizam um trabalho de resgate e divulgação da cultura e religião da nação Xambá através de sua dança tradicional, o coco, e em seu mais recente trabalho, as giras de Jurema.

No Ceará, as atividades começam nos dias 8, 9 e 10 de outubro. O núcleo Musicou Fortaleza recebe a sanfoneira Lívia Mattos para dois dias de oficinas de criação musical e um dia de aula aberta no Theatro José de Alencar. Natural de Salvador, Lívia Mattos é acordeonista, compositora, socióloga e artista circense.

Depois de muitos anos circulando como instrumentista para artistas como Chico César, Rosa Passos, Badi Assad, Orquestra Sinfônica da Bahia e outros, a sanfoneira lançou o seu primeiro álbum autoral em 2017, intitulado Vinha da Ida.

Voltando para Recife, o núcleo Musicou Eduardo Campos recebe do dia 21 a 23 de outubro a musicista Vitória do Pífe. No período, educadores e alunos participam de oficinas de construção de pífanos e vivência de banda de pífanos com a artista convidada.

Parte da nova geração de pifeiros no agreste de Caruaru, Vitória do Pífe aprendeu a fabricar o instrumento com o mestre João do Pife. Ela está conquistando a cena musical com sua habilidade no instrumento que é símbolo da região e parte integrante da identidade cultural caruaruense do Pife.

Retornando para o Ceará, no dia 28 de outubro, o município de Quixeramobim conta com apresentação de Zeca Baleiro e Fasto Nilo, além de proporcionar, antes, a vivencia/ensaio para alunos do Musicou Quixeramobim e crianças de escola municipal da cidade. Já o pocket show acontece do lado de fora da casa de onde nasceu Antonio Conselheiro e onde Fausto Nilo morou.

Nascido no Maranhão, mas vivendo grande parte de sua vida em São Paulo, Zeca Baleiro é um dos principais nomes da música popular brasileira. Com 16 discos lançados, Baleiro teve suas composições interpretadas por cantoras como Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Luiza Possi, Vange Milliet, entre outros.

Já o compositor, arquiteto e poeta Fausto Nilo é considerado até hoje, ao lado de Paulo César Pinheiro, Ivan Lins, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Roberto & Erasmo Carlos, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Noel Rosa, como um dos compositores com maior número de composições, com cerca de 400 sucessos assinados por ele.

Seguindo a programação pelo Ceará, nos dias 4 e 5 de novembro, o núcleo Musicou Quixadá realiza oficina de criação musical com o compositor, arranjador e acordeonista cearense Adelson Viana. No dia 6, Viana realiza uma mostra de processo para alunos do Musicou e comunidade local.

Com nove discos lançados e oriundo de uma família de músicos, Adelson Viana mergulha pelo forró nordestino com seus principais sucessos, entre eles Querer, Xote Da Mariana, Anjo Querubim e Assim É o Nosso Amor.

Para concluir a programação do Musicou Convida na região Nordeste, o estado da Paraíba reúne alunos do Musicou para atividades nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Com a presença do maestro Vladmir Silva, a programação conta com teatro a céu aberto no centro do município de Picuí e realiza encontro de canto coletivo, Canções Para Sonhar e Dormir.

No primeiro dia, acontece uma atividade de formação com os educadores e oficinas nos núcleos Musicou Seridó e Musicou Pedra Lavrada. No segundo dia, as oficinas ocorrem nos núcleos do Musicou Nova Palmeira, Picuí e Baraúna. Para concluir a programação, no dia seguinte acontece um ensaio de grupo, seguido de apresentação na Praça Central de Picuí.

Sobre o Musicou Convida

O Projeto Musicou Convida está calcado em uma proposta de residência artística em que artistas consagrados, com carreiras consolidadas em âmbito local, nacional ou internacional, são convidados a desenvolver um projeto artístico e pedagógico voltado aos alunos e alunas do Núcleo Musicou, educadores(as) e comunidade.

Cada projeto é elaborado pela equipe de coordenação regional e gestão da sede do Musicou em conjunto com os(as) educadores(as) dos núcleos. Os(as) artistas são selecionados(as) de acordo com objetivos artísticos e pedagógicos a serem desenvolvidos em cada núcleo.  

A escolha dos artistas busca também atender ao critério de diversidade musical e cultural previsto no Projeto Político e Pedagógico do Musicou. 

Os projetos podem envolver workshops e master classes a alunos(as) e comunidade, participação em apresentações musicais junto a alunos(as) do Musicou, performance, formação da equipe educacional, entre outras possibilidades. 

Os artistas residentes desenvolvem seus projetos em dois ou três encontros, a depender de qual tenha sido o plano elaborado e a frequência para sua aplicação. Desta forma, os projetos poderão ser desenvolvidos em encontros consecutivos ou distribuídos ao longo do semestre e os artistas poderão retornar ao núcleo após um período combinado para um encerramento em conjunto, a partir do que foi desenvolvido em suas diretrizes e orientações anteriores. 

Sobre o Musicou

O Musicou é um programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para pessoas de todas as idades, em diversas cidades do Brasil. Os núcleos oferecem aulas de iniciação musical, canto coletivo, percussão, violão, viola caipira e sanfona (é preciso consultar os cursos disponíveis em cada região).

Apesar de novo, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura.

SERVIÇO

2ª edição do Musicou Convida – programação Nordeste
(Programação CEARÁ)

Oficina de criação com Livia Mattos

Livia Mattos apresenta:
Aula aberta: Entre foles e picadeiros: processos criativos e construção de trajetória
Oficinas: Dispositivos Criativos Sanfonásticos e Criatividade Musical


8 de outubro, 14h30 às 16h30
Aula aberta
Público alvo: Comunidade Musicou, público geral interessado (caso a pauta do teatro Morro do Ouro esteja livre, em caso contrário só a comunidade do núcleo mesmo)

9 e 10 de outubro
Oficina: Dispositivos criativos sanfonásticos
Das 14h30 às 16h
Público alvo: Alunas e alunos de sanfona do núcleo
Vagas: 15
Faixa etária: Livre

Oficina de Criatividade musical
Das 16h15 às 18h15
Público alvo: alunos e professores da instituição
Vagas: 25
Faixa etária: 13+
Musicou Fortaleza – Theatro José Alencar
Endereço: Rua 24 de maio, 600 – Centro, Fortaleza/CE (Anexo CENA do TJA).

Festival Fausto Nilo – ensaio e pocket show com Zeca Baleiro e Fasto Nilo

28 de outubro, das 14h às 20h

Musicou Quixeramobim –Assentamento Nova Canaa
Endereço: SN 63800-000 Quixeramobim

Oficina de criação musical com Adelson Viana
4, 5 e 6 de novembro, das 14h às 17h

Musicou Quixadá – Centro Cultural Rachel de Queiroz
Endereço: Rua Jose Jucá, 343, Centro – CEP 63900-085 

(Programação PERNAMBUCO)

Oficina e performance do grupo com o duo Barbarize
10, 11 e 12 de setembro, das 14 às 17h.
Musicou Recife – Dom Helder Câmara
Endereço: Rua Lourenço de Sá, 140 – Ilha Joana Bezerra

Oficina de toques de Ibeji com o Grupo Bongar
24, 25 e 25 de setembro, das 14h às 17h
Musicou Olinda –
Centro Cultural Grupo Bongar
Endereço: Rua Iêda – São Benedito – CEP: 53270-600

Oficina de construção de pífanos e vivencia de banda com Vitória do Pífa

21, 22 e 23 de outubro, das 14h às 17h
Musicou Recife – Eduardo Campos
Endereço:Av. Aníbal Benévolo, S/N –Linha do Tiro – CEP 52131-000

(Programação PARAÍBA)

Encontro de Canto Coletivo – Canções para cantar e sorrir + teatro a céu aberto com Vladmir Silva

11 de novembro, das 14h às 20h
12 e 13 de novembro, das 17h às 20h
Musicou
Baraúna
Endereço:Rua Getúlio Vargas, s/n, Centro
Musicou
Nova Palmeira
Endereço:Rua Almisa Rosa, 82 – Centro 
Musicou
Pedra Lavrada
Endereço: Sec. Assistência Social – Rua Heliomar – R. Cordeiro de Souza, s/n 
Musicou
Picuí
Endereço: Parque Ecológico de Picuí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *