fbpx

Projeto Musicou abre inscrições para oficinas de percussão em três núcleos do Paraná

A partir do dia 20 de maio, o Musicou dos núcleos de Santa Mariana, Porecatu e Andirá abrem inscrições para oficinas gratuitas de percussão nos três municípios do Paraná, para atender tanto ao público habitual dos núcleos, quanto aqueles com menor disponibilidade para frequentar durante um semestre letivo. O Musicou é um programa de educação musical em expansão no Brasil que oferece aulas de música gratuitas para crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos.

Os cursos são indicados para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos. Não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical.

Para o núcleo de Santa Mariana/PR, são oferecidas vagas para o curso Oficina de Percussão – Batucada Brasileira. Com duas turmas, às segundas e quartas-feiras, o curso tem foco no ensino coletivo de percussão. O objetivo principal é conhecer ritmos brasileiros como samba, baião, xote, frevo, maracatu, desenvolvendo habilidades rítmicas nos instrumentos de percussão e no próprio corpo, de forma criativa e lúdica.

Em Andirá/PR, ficam disponíveis vagas para o curso Bateria e Percussão na Música Popular, com turmas as segundas e quintas-feiras de percussão mista e bateria mista. Esta oficina tem como foco trabalhar diferentes estilos de música popular, como samba e pagode, baião, pop rock e sertanejo.

Serão aulas práticas, baseadas em preceitos educacionais que privilegiem a criatividade, criação e improvisação, além da técnica dos instrumentos e percepção rítmica.

Para o núcleo de Porecatu/PR, o curso Oficina Bateria e Percussão Afro-Brasileira dá aos participantes a oportunidade de explorar a rica tradição percussiva afro-brasileira. Com turmas de bateria e percussão mistas, as aulas acontecem as segundas e quartas-feiras e terão como foco no aprendizado de ritmos e estilos musicais tradicionais, como samba, maracatu, ijexá e outros.

Os participantes serão apresentados a instrumentos típicos, suas técnicas básicas de execução e formas de adaptar esses ritmos na bateria. A oficina também abordará a história e a importância cultural da música afro-brasileira, destacando suas raízes africanas e sua influência na música brasileira contemporânea.

O Musicou conta com uma sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois é um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura. A Sustenidos é responsável pela gestão do Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Além do projeto especial MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.  

A realização do Musicou é feita de forma compartilhada. A Sustenidos entra com a expertise, os profissionais, equipamentos, materiais didáticos e atuação nas áreas administrativa e educacional. E o parceiro, poder público e privado, fica responsável pela cessão e manutenção do local, fornecimento de lanche e transporte. 

Os núcleos Musicou Santa Mariana, Porecatu e Andirá são patrocinados pela CTG Brasil.

Inscrições presenciais nos núcleos abaixo

Núcleo: Santa Mariana/PR
Oficina: Percussão  
Nome da oficina: ‘Oficina de Percussão – Batucada Brasileira” 
Educador: Olavo

Quando: Segundas e Quartas- feiras
Horário: 13h15 às 15h (turma 1) e 15h às 16h45 (turma 2)

Público-alvo/idade: Idade mínima: 8 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios. 

_______ 

Núcleo: Porecatu/PR
Oficina: Percussão 
Nome da oficina: “Oficina Bateria e Percussão Afro-Brasileira” 

Educador: André
Quando:  Segundas e Quartas- feiras
Horário: 14h30 às 16h15 (turma de bateria mista) e 16h15 às 18h (turma de percussão mista) 
Público-alvo/idade: Idade mínima: 8 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios. 

Contexto: Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar a rica tradição percussiva afro-brasileira.

________ 

Núcleo: Andirá/PR

Oficina: Percussão
Nome da oficina: “Bateria e Percussão na Música Popular” 
Educadora: Maria Luiza
Quando: Segundas e Quintas-feiras
Horário: 14h às 15h45 (turma de percussão mista) e 16h às 17h45 (turma de bateria mista)

Público-alvo/idade:  Idade mínima: 8 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios. 

Contexto: Esta oficina tem como foco trabalhar diferentes estilos de música popular, como samba e pagode, baião, pop rock e sertanejo, com alunos do núcleo Musicou de Andirá/PR.

Sobre a Sustenidos

A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Acompanhe a Sustenidos: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube 

Informações para a imprensa:

Sustenidos – Assessoria de imprensa

Máquina Cohn & Wolfe| sustenidos@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7900 

Sustenidos – Comunicação

Marcus Vinicius Magalhães | comunicacao@sustenidos.org.br | (11) 99295-7997

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *