Durante o mês de julho, serão oferecidos cursos voltados ao aprimoramento, iniciação ou ampliação de repertório
O Musicou, programa de educação musical em expansão no Brasil, que oferece aulas de música gratuitas para crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, vai levar aos núcleos de diversas regiões do país oficinas gratuitas de temas variados para atender tanto ao público habitual do núcleo Musicou, quanto aqueles com menor disponibilidade para frequentar durante um semestre letivo. Serão contemplados os núcleos de Três Lagoas/MS; Paulínia/SP; Pedra Lavrada/PB; Nova Palmeira/PB; Picuí/PB; Euclides da Cunha Paulista/SP; Arinos/MG; Andirá/PR; Jacarezinho/PR; Santa Mariana/PR; Porecatu/PR; Quixeramobim/CE; Quixadá/CE; Fortaleza/CE; Recife/PE; e Olinda/PE, de 17 a 28 de julho e as inscrições poderão ser feitas a partir de 19/06 até 14/07.
Serão desenvolvidas diversas atividades como canto coletivo, iniciação musical, percussão, sanfona e violão, com duração de quatro encontros e carga horária que pode variar, a depender da proposta de cada núcleo. A equipe de educadores(as) de cada ambiente educacional, se encarregará de propor e ministrar temas específicos e variados a serem desenvolvidos coletivamente e por um curto período. A gerente regional, Fernanda Solon, diz que “A ideia de organizarmos as oficinas de férias é uma forma de aproveitar os núcleos e ofertar à comunidade ações de curta duração, além de propiciar um espaço de convivência nesse período, que muitas vezes não há outras atividades acontecendo nos municípios ou no entorno dos núcleos”, comenta.
Para participar não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical. Os dias, horários e vagas dos cursos são específicos para cada núcleo, de acordo com o espaço disponível. Após o término das férias, os interessados em continuar a educação musical nos cursos regulares, poderão se inscrever no núcleo de interesse, portando o RG ou certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência e, no caso de menores de idade, o RG dos responsáveis e um comprovante de frequência escolar.
Criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura, o projeto já está em sete estados e até o mês de maio tivemos 1562 pessoas matriculadas, além das pessoas atendidas nas oficinas inaugurais e nas demais ações de cada núcleo em 2023.
Oficinas de férias
Inscrições presenciais nos núcleos abaixo
Núcleo: Três Lagoas/MS
Oficina: Percussão, Violão e Canto Coletivo
Nome da oficina: ‘’Embalo o Meu Bando, com Batuques e Cantos”
Educadores: Everton de Oliveira Fernandes; Lidiane de Araújo Serrado; Ronieres de Paula
Quando: Segundas e Quartas- feiras (4 aulas)
Horário: 13h30 às 16h30
Público-alvo/idade: turmas de 06 a 08 (iniciação), 8 a 18 e 18+. Não é necessário ter conhecimentos prévios.
Contexto: O fazer musical por meio do canto e da percussão corporal sugere uma proposta envolvente, motivadora e acessível para as diversas faixas etárias pois é uma forma lúdica de proporcionar a percepção corporal, de compreender e interiorizar do ritmo, de ampliar o repertório rítmico e melódico, além de incentivar a capacidade de criação musical. Ao fazer com que isso aconteça na prática, por meio da realização de uma série de práticas musicais e rodas de conversa, o educador musical oferece condições diversificadas de aprendizagem da música, da socialização e acima de tudo, da inclusão social e o engajamento da comunidade no universo artístico musical. A realização dessa oficina expressa a importância de garantir a qualidade do pensar, do agir e do viver, ajudando a descobrir talentos e despertando a curiosidade pelo fazer musical. Sobretudo, tal proposta surge para ensinar e aprimorar os conhecimentos e habilidades musicais dos alunos elevando sua autoestima, adquirindo cada vez mais o interesse pela música.
_______
Núcleo: São Vicente do Seridó/PB
Oficina: percussão, canto coletivo e sanfona
Nome da oficina: “Entre Cantos, Sanfonas e Pandeiros – Uma Introdução aos Ritmos Regionais Paraibanos”
Educador: Plinio, Flávio e Diego
Quando: Segundas-feiras (2 aulas)
Horário: 16h às 19h
Público-alvo/idade: turmas a partir de 06 anos
Contexto: A Oficina “Entre Cantos, Sanfonas e Pandeiros – Uma introdução aos Ritmos Regionais Paraibanos”, vem com o objetivo de oferecer o primeiro contato dos alunos com o fazer musical de maneira prática, aprendendo os primeiros elementos característicos de ritmos tradicionais paraibanos como o forró, baião e xote, com os primeiros toques aos pandeiros e tambores, introdução ao canto e primeiros acordes na sanfona.
________
Núcleo: Paulínia/SP
Oficina: canto coletivo, percussão, violão
Nome da oficina: ‘’Bobeou, Musicou!”
Educadores: Gabriel, Cristiano e Ricardo.
Quando: Segundas e Quartas, das 13h30 às 16h30 / (4 aulas)
Público-alvo/idade: A partir de 06 anos de idade, sem restrição de idade. Não é necessário ter conhecimentos prévios.
Contexto: Oficina de férias multi-temática, apresentando o Musicou à comunidade com aulas práticas de música nos temas ‘’ Violão: Música Popular Brasileira”, “Percussão: ritmos afrobrasileiros”, “Coral: Cânone a duas vozes”.
__________
Núcleo: Pedra Lavrada/PB
Oficina: violão e percussão
Nome da oficina: ‘’O Violão e a Percussão na Tradição Nordestina”
Educadores: José Márcio, Emanuel e José Carlos
Quando: Segundas e Quartas-feiras
Horário:8h às 11h
Público-alvo/idade: turmas a partir de 06 anos .
Contexto: Com o objetivo de oferecer o primeiro contato prático com o violão e os instrumentos de percussão, essa oficina também propõe a valorização da cultura regional, proporcionando os primeiros toque e batuques percussivos, e o entendimento da sonoridade do violão, dos contrastes sonoros e um aprendizado inicial de conteúdos elementares da técnica como o dedilhado (arpejo), batidas e levadas rítmicas desenvolvidas no instrumento, com apresentação dos primeiros acordes.
_____________
Núcleo: Nova Palmeira/PB
Oficina: violão e percussão
Nome da oficina: ‘’O Violão e a Percussão na Tradição Nordestina”
Educadores: José Márcio e Plínio
Quando: Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário:16h30 às 19h30.
Público-alvo/idade: turmas a partir de 06 anos
Contexto: Com o objetivo de oferecer o primeiro contato prático com o violão e os instrumentos de percussão, essa oficina também propõe a valorização da cultura regional, proporcionando os primeiros toques e batuques percussivos, e o entendimento da sonoridade do violão, dos contrastes sonoros e um aprendizado inicial de conteúdos elementares da técnica como o dedilhado (arpejo), batidas e levadas rítmicas desenvolvidas no instrumento, com apresentação dos primeiros acordes.
_____________
Núcleo: Picuí/PB
Nome da oficina: “Axé Music – Iniciação Vocal e Instrumental”
Educadores: Leandro e Romário
Quando: Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 16h às 19h.
Público-alvo/idade: turmas a partir de 06 anos
Contexto: Com o objetivo de oferecer a iniciação vocal e instrumental com o ritmo regional axé Music, aproximando o aluno do fazer musical prático, por meio do repertório de Luiz Caldas.
___________
Núcleo: Euclides da Cunha Paulista/SP
Oficina: Percussão, Violão e Canto Coletivo.
Nome da oficina: “Musicando Histórias”
Educadores: Jucimara dos Santos, Jair Lima e Rubens Souza
Quando: Segundas e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 16h30
Público-alvo/idade: turmas a partir de 06 anos Não é necessário ter conhecimentos prévios.
Contexto: Oficina de exploração, improvisação e composição musical, com o objetivo de criar uma trilha sonora e elementos de sonorização (efeitos sonoros) para uma história.
_________
Núcleo: Arinos/MG
Oficina: Canto Coletivo e Violão
Nome da oficina: “Corpo, Som, Gesto e Movimento!!”
Educador: Maike Thelison
Quando: 17 a 20/07 – Segunda – Quinta
Horário: 17h30 às 20h30
Educador: Gilberto
Quando: 18 a 20/07 – Terças e Quintas
Horário: 17h30 às 20h30
Público-alvo/idade: turmas a partir de 06 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios.
Contexto: Oferecer o primeiro contado dos alunos com os sons, as maneiras de utilizá-los e sentir no espaço e tempo, proporcionando vivências musicais práticas, de modo que o corpo se adapte naturalmente às funções rítmicas, melódicas e harmônicas.
_________
Núcleo: Andirá/PR
Local: Núcleo Musical Andirá.
Nome da oficina: Seresta Sertaneja
Educadores: Letícia Menegasso ;Paulo Antonini ;Guilherme Barros
Quando:Terças e Quintas-feiras ( 04 aulas)
Horário: das 13h30 às 15h
Público-alvo: aberto para a comunidade 18 anos +
Contexto da oficina: Oficina de Prática Musical, onde todos os idosos podem participar – seja cantando, ou tocando algum instrumento que já tenha familiaridade. O repertório será montado com músicas do cancioneiro caipira,com objetivo de promover vivência musical significativa para a memória afetiva do público.
_________
Núcleo: Andirá/PR
Nome da oficina: Fanfalata
Educadores: Letícia Menegasso ;Paulo Antonini ;Guilherme Barros
Quando:Terças e Quintas-feiras (04 aulas)
Horário: 15h30 às 17h30
Público-alvo/idade: Crianças da Comunidade e Alunos Musicou / 06 a 12 anos
Contexto: Fanfalata é uma oficina de construção de instrumentos (a partir de materiais como latas de tinta e baldes) e de prática de ritmos característicos da fanfarra. Durante as aulas, os alunos irão construir, customizar e tocar seus instrumentos, em atividades que privilegiem a exploração das possibilidades de timbre e formas de tocar de cada instrumento produzido.
_________
Núcleo: Jacarezinho/PR
Nome da oficina: Seresta Sertaneja
Número de Aulas: 04
Módulo 1:
Data: 17/07/23
Horário: 13h30 às 14h30
Local: CRAS I Aeroporto
Público-alvo/idade: Exclusivo para frequentadores
Módulo 1:
Data: 19/07/23
Horário: 13h30 às 14h30
Local: CRAS II
Público-alvo/idade: Exclusivo para frequentadores
Módulo 2:
Data: 24/07/23 e 26/07/23
Horário: 13h30 às 14h30
Local: Núcleo Musicou Jacarezinho
Educadores: Letícia Menegasso; Paulo Antonini; João Macri Jr.
Contexto:Oficina de Prática Musical, onde todos os interessados podem participar – seja cantando, ou tocando algum instrumento que já tenha familiaridade. O repertório será montado com músicas do cancioneiro caipira, objetivando uma vivência musical significativa e acolhedora.
Público-alvo/idade: Público geral
_________
Núcleo: Jacarezinho/PR
Nome da oficina: Fanfalata
Local: Núcleo Musicou Jacarezinho/PR
Educadores: Letícia Menegasso; Paulo Antonini; João Macri Jr.
Quando: Segundas e quartas (4 aulas)
Horário: das 15h às 16h30
Público-alvo/idade: Crianças da Comunidade e Alunos Musicou / 6 a 12 anos
Contexto: Fanfalata é uma oficina de construção de instrumentos (a partir de materiais como latas de tinta e baldes) e de prática de ritmos característicos da fanfarra. Durante as aulas, os alunos irão construir, customizar e tocar seus instrumentos, em atividades que privilegiem a exploração das possibilidades de timbre e formas de tocar de cada instrumento produzido.
_________
Núcleo: Santa Mariana/PR
Nome da oficina: Batucada de samba
Local: Núcleo Musicou Santa Mariana/ PR
Educador: Eugênio Arredondo
Quando: Segundas e Quartas-feiras (4 aulas)
Horário: 1ª turma: 13h30 – infanto-juvenil de 08 a 18 anos
2ª turma: 15h – adultos 18+
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou
Contexto: Oficina prática de percussão, com repertório, linguagem e instrumentação do samba. Não é necessário ter conhecimento musical prévio, pois a metodologia consiste em aprender por imitação, desenvolvendo habilidades para tocar em grupo – como técnica dos instrumentos, pulsação, concentração, e também a percepção auditiva.
_________
Núcleo: Santa Mariana/PR
Nome da oficina: Trilha sonora de desenhos animados com o violão
Local: Núcleo Musicou Santa Mariana/PR.
Educador: João Macri Jr.
Quando:Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 13h30 às 14h30
Público-alvo/idade: Crianças da Comunidade e Alunos Musicou / 8 a 12 anos
Contexto:Esta oficina objetiva a criação de trilha sonora e possibilidades de sonoplastia para desenhos animados, utilizando o violão como matéria prima sonora, de forma lúdica, livre e colaborativa. Não é necessário conhecimento musical prévio.
_________
Núcleo: Santa Mariana/PR
Local: Núcleo Musicou Santa Mariana/PR
Nome da oficina: “O violão no rock”
Educador: João Macri Jr.
Quando:Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 14h30 às 15h30
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / 13 a 18 anos
Contexto:Oficina de prática em grupo de repertório de rock clássico ao violão, com ênfase na técnica do instrumento e linguagem musical coerente. Também tratará aspectos históricos do estilo, suas raízes e influências além da música.
_________
Núcleo: Santa Mariana/PR
Local: Núcleo Musicou Santa Mariana/PR
Nome da oficina: Violão Sertanejo
Educador: João Macri Jr.
Quando:Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 15h30 às 16h30
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / adultos 18+
Contexto: Esta oficina destina-se a tocar repertório de sertanejo “raiz”, ao violão. Propõe-se aprimoramento da técnica do instrumento e possibilidades de levadas características do estilo. Também serão abordados aspectos históricos e influencias deste gênero identitário da cultura norte do Paraná.
_________
Núcleo: Santa Mariana/PR
Local: Núcleo Musicou Santa Mariana/PR
Nome da oficina: Jogos musicais
Educador: Elizete Pasquetto
Quando:Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 13h30 às 14h30
Público-alvo/idade: Crianças da Comunidade e Alunos Musicou / 6 a 8 anos
Contexto: Nesta oficina de Jogos Musicais, os conteúdos musicais e repertório folclórico serão explorados de forma lúdica, com brincadeiras, desafios e muito movimento. Não é preciso ter conhecimento musical prévio.
_________
Núcleo: Santa Mariana/PR
Local: Núcleo Musicou Santa Mariana/PR
Nome da oficina: Canto coletivo – MPB
Educadora: Elizete Pasquetto
Quando:Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 14h30 às 15h30
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / Infanto-juvenil 8 a 18 anos
Contexto: Oficina prática de Canto Coletivo, com foco em repertório de Música Popular Brasileira. Serão trabalhados conteúdos como técnicas de canto coral, afinação, ritmos e percepção musical. Não é necessário conhecimento musical prévio.
_________
Núcleo: Santa Mariana/PR
Local: Núcleo Musicou Santa Mariana/PR
Nome da oficina: Canto Coletivo – Música Sagrada
Educadora: Elizete Pasquetto
Quando:Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 15h:30 às 16h30
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / Adultos 18+
Contexto:Oficina prática de Canto Coletivo, com foco em repertório de música sacra, de manifestações religiosas diversas. Serão trabalhados conteúdos como técnicas de canto coral, afinação e percepção musical, além de aspectos históricos. Não é necessário conhecimento musical prévio.
_________
Núcleo: Porecatu/PR
Local: Núcleo Musicou Porecatu/PR
Nome da oficina: Desvendando os acordes no violão
Educador: Jackson Batista
Quando: Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 14h às 16h
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / Infanto- Juvenil 10 a 18 anos
Contexto: Oficina prática, pensando o violão como acompanhamento. O conteúdo central é a montagem de acordes. Serão harmonizadas e rearmonizadas canções folclóricas, buscando desenvolver o senso tonal, percepção musical e técnicas intuitivas de harmonização.
_________
Núcleo: Porecatu/PR
Local: Núcleo Musicou Porecatu/PR
Nome da oficina: Harmonização MPB no violão
Educador: Jackson Batista
Quando: Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 16h às 18h
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / Adultos 18+
Contexto:Oficina prática, com propõe explorar o violão na função de acompanhamento. O conteúdo central é a montagem de acordes e possibilidades de utilização. Serão harmonizadas músicas brasileiras, buscando desenvolver o senso tonal, percepção auditiva e técnicas intuitivas de harmonização.
_________
Núcleo: Porecatu/PR
Local: Núcleo Musicou Porecatu/PR
Nome da oficina: Música para todas as crianças
Educador: Gustavo Crevelato
Quando: Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 14h às 16h
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / Crianças de 06 a 10 anos
Contexto: Esta é uma oficina de introdução à música, utilizando a voz e percussão corporal como principais instrumentos. Será sugerido um repertório de músicas folclóricas e brasileiras conhecidas a serem trabalhadas, de forma prática e lúdica. Não é preciso ter conhecimento musical prévio.
_________
Núcleo: Porecatu/PR
Nome da oficina: Voz além da fala
Local: Núcleo Musicou Porecatu/PR
Educador: Gustavo Crevelato
Quando:Terças e Quintas-feiras (4 aulas)
Horário: 16h às 18h
Público-alvo/idade o: Comunidade e Alunos Musicou / Adultos 18+
Contexto: Oficina de Prática de Canto Coletivo, com foco na expressão vocal. Serão abordados temas como técnicas interpretativas de canto, exploração dos potenciais vocais e cuidados com a voz. O repertório será de canções populares brasileiras.
_________
Núcleo: Porecatu/PR
Local: Núcleo Musicou Porecatu/PR
Nome da oficina: Oficina de bateria
Educador: Gabriel Cruz
Quando: Terças e Quintas-feiras (4 aulas por turma)
Horário: 1ª turma: 14:00h – infantil: 8 a 12 anos
2ª turma: 15:00h – infantil: 8 a 12 anos
3ª turma: 16:00h – juvenil: 13 a 18 anos
4ª turma: 17:00h – adultos 18+
Público-alvo/idade: Comunidade e Alunos Musicou / Adultos 18+
Contexto: Oficina prática do instrumento bateria. Serão propostos ritmos dentro dos estilos de rock e música popular brasileira. Serão trabalhados conteúdos pertinentes ao universo da bateria, desde técnicas com a baqueta, exploração dos timbres, criação e execução de levadas.
_________
Núcleo: Olinda/PE
Nome da oficina: Nordeste e seus ritmos
Educador: Deyvison da Silva
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 15h e 15:00 às 16:30
Público-alvo/idade: – Turma Juvenil (12 a 18 anos) – Turma de Adultos (a partir de 18 anos)
Contexto: Resgatar a cultura regional se apresenta como uma atividade contrapontística à massificação do gosto comum que é evidenciado midiaticamente. Realizar este resgate por meio do instrumento, e também se utilizando da prática de conjunto com turmas de percussão e canto, levará os alunos a uma experiência prática e motivadora de valorização de gêneros pernambucanos.
______
Núcleo: Olinda/PE
Nome da oficina: Canto Coletivo: Resgatando a cultura regional de Pernambuco
Educadora: Tânia Belo
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 15h e 15h às 16h30
Público-alvo/idade: Turma Juvenil (12 a 18 anos) – Turma de Adultos (a partir de 18 anos)
Contexto: Pernambuco é conhecido por sua riqueza cultural e diversidade musical. Resgatar a riqueza cultural de Pernambuco, enfatizando a ciranda e o baião, é essencial para manter viva a história e as tradições desse estado. Esses gêneros musicais são parte integrante da identidade cultural pernambucana e contribuem para a diversidade musical do país.
_____________
Núcleo: Olinda/PE
Nome da oficina: Percussão: Resgatando a cultura regional de Pernambuco
Educador: Diógenes Saraiva
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 15h e 15h às 16h30
Público-alvo/idade: – Turma Juvenil (12 a 17 anos) – Turma de Adultos (a partir de 18 anos)
Contexto: Como sabe-se, Pernambuco é conhecido por seu multiculturalismo no que se refere a costumes e gêneros musicais. Assim, é de suma importância, propagar através da música, a riqueza cultural que o estado tem. Para isso, o resgate irá focalizar na tradição da ciranda e do baião.
_______________
Núcleo: Fortaleza/CE
Nome da oficina: Leitura de partitura para Acordeão e demais instrumentos
Educador: Makito Vieira
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 14h30 às 17h
Público-alvo/idade: a partir de 10 anos
Contexto: Introdução à leitura de notação musical tradicional, como ferramenta auxiliar para o aprendizado musical.
____ ______
Núcleo: Fortaleza/CE
Nome da oficina: Prática de grupo vocal
Educador: Antônio Cláudio Bittencourt
Quando: 18, 19, 20 e 21.
Horário: 14h às 16h
Público-alvo/idade: a partir de 13 anos.
Contexto: Oficina voltada para a prática do canto coletivo a partir de arranjos para canções consagradas da MPB.
__________
Núcleo: Fortaleza/CE
Nome da oficina: Construindo sons com a base do ritmo do coco
Educador: Francisco Anderson de Almeida
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Público-alvo/idade: a partir de 15 anos
Contexto: Tendo como base os ritmos do Coco, a oficina propõe exercícios criativos envolvendo percussão e movimentação corporal.
____________
Núcleo Quixeramobim/CE
Nome da oficina: Nordeste e seus ritmos
Educador: Robson Nunes
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 14h00 às 17h00
Público-alvo/idade: a partir de 08 anos
Contexto: Na música popular nordestina, destacam-se ritmos tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, axé e frevo, dentre outros ritmos. Nesta oficina serão apresentados alguns destes ritmos e suas aplicações nos instrumentos de percussão.
____
Núcleo Quixeramobim/CE
Nome da oficina: Cantando, aprendendo e criando
Educador: Alison Nunes Mamede
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 14h00 às 17h00
Público-alvo/idade: a partir de 06 anos
Contexto: Trabalhar a concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora e promover o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melodia e harmonia
_____________
Núcleo Quixadá/CE
Nome da oficina: Nordeste e seus ritmos
Educadores: Francisco Wilton, Robson Nunes, Sthefanny Maciel
Quando: Segundas e Quartas-feiras
Horário: 13h30 às 16h30
Público-alvo/idade: a partir de 08 anos
Contexto: Na música popular nordestina, destacam-se ritmos tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, axé e frevo, dentre outros ritmos. A proposta das oficinas de férias do núcleo Quixadá é apresentar estes ritmos nas diferentes linguagens e instrumentos oferecidos.
__________
Núcleo: Recife/PE – Eduardo Campos
Nome da oficina: Introdução à sanfona
Educador: Vinícius Nogueira
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 16h30
Público-alvo/idade: a partir de 10 anos
Contexto: Conhecer o instrumento por meio de exercícios práticos e atividades coletivas.
_______
Núcleo: Recife/PE- Eduardo Campos
Nome da oficina: Introdução à percussão
Educador: João Carlos
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 16h30
Público-alvo/idade: a partir de 10 anos
Contexto: Conhecer os instrumentos de percussão e suas possibilidades através de exercícios práticos e atividades coletivas.
_______
Núcleo: Recife/PE – Eduardo Campos
Nome da oficina: Canto popular em grupo
Educadora: Laís Senna
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 16h30
Público-alvo/idade: a partir de 10 anos
Contexto da Oficina: Atividades coletivas de canto tendo como base o repertório popular
________
Núcleo: Recife/PE – Dom Helder Câmara
Nome da oficina: Como funciona a sanfona
Educadora: Karol Maciel
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 16h30
Público-alvo/idade: a partir de 06 anos
Contexto: Conhecendo o funcionamento técnico da sanfona, a família dos instrumentos de fole e as várias formas de tocar o instrumento, em seus variados contextos e ritmos.
______
Núcleo: Recife/PE – Dom Helder Câmara
Nome da oficina: Introdução à flauta doce
Educador: Wandson dos Santos
Quando:Terças e Quintas-feiras
Horário: 13h30 às 14h30
Público-alvo/idade: a partir de 06 anos
Contexto: Com o intuito de musicalizar através do instrumento (flauta doce), a intenção é ampliar e aplicar os conceitos teóricos e práticos experimentados em sala de aula e também aplicar, de forma inicial, um contexto musical que é a prática do conjunto de flautas. Desta forma, as crianças terão (possivelmente) seus primeiros contatos com o instrumento, com a utilização de notas – referente a contextos práticos musicais – e também do trabalho coletivo.
_______
Núcleo: Recife/PE – Dom Helder Câmara
Nome da oficina: Do ensaio ao palco: Técnicas e comportamentos.
Educador: Wandson dos Santos
Quando: Terças e Quintas-feiras
Horário: 14h30 às 16h30
Público-alvo/idade: a partir de 06 anos
Contexto: A prática do canto coral propicia um aperfeiçoamento e uma comunidade em relação ao convívio entre os integrantes. A interação do cantar coletivamente pode ajudar integrantes que não se sintam confortáveis em cantarem sozinhos ou que tenham condições e necessidades para que isso aconteça.
*
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
Sustenidos - Assessoria de imprensa
Máquina Cohn & Wolfe| sustenidos@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7900
Ricardo Marques – direção|ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147 7442
Vânia Goersch – gerência| vania.goersch@maquinacohnwolfe.com| (11) 3147-7453
Adriana Monori – atendimento | adriana.monori@maquinacohnwolfe.com|(11) 3147-7263
Acompanhe a Sustenidos: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube