fbpx

Retrospectiva 2024 da Sustenidos

Musicou Fortaleza. Foto Divulgação
Musicou Fortaleza – Foto: Divulgação

Mais um ano está se encerrando e muita coisa aconteceu nos últimos 365 dias da Sustenidos, reforçando o nosso objetivo de ser uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural.

Antes de citar os destaques nas programações dos equipamentos geridos por nós, como o Complexo Theatro Municipal de São Paulo e Conservatório de Tatuí, é importante ressaltar o crescimento do Musicou em quatro das cinco regiões do Brasil.

O Musicou inaugurou, em 2024, mais três núcleos, chegando a 20 espaços instalados nos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco e São Paulo, atendendo 3830 pessoas inscritas nos cursos e participantes de atividades durante o ano. Já nas ações culturais e eventos, como o Musicou Convida, o público total atingido chegou a 29.515 pessoas.

Alunos de violão no Musicou FUNSAI – Foto: Alexandre Xavier

Em março, o bairro do Ipiranga abriu as portas para receber o primeiro núcleo Musicou da capital paulista, que busca democratizar o acesso à música e promover a inclusão socialA unidade, intitulada Musicou FUNSAI, fica localizada no Liceu de Artes Musicais Fúrio Franceschini, ocupando o casarão onde viveu o renomado Maestro Fúrio Franceschini, primeiro organista da Catedral da Sé, por mais de 60 anos, professor de grandes mestres e consagrado compositor.

Na unidade, os alunos contam com aulas de violão, canto, percussão e iniciação musical. Além de oferecer aulas de música gratuitas, o Musicou Funsai disponibiliza espaço para a comunidade ensaiar no Espaço Musicou, tecnologia de um laboratório de gravação no Musicou Lab e mentoria para o impulsionamento de novos artistas no Musicou Orienta, como é o caso recente do aluno Aquarius que lançou seu primeiro single com a ajuda do Musicou (leia mais aqui).

Ainda sobre a expansão do Musicou pelo país, mais dois núcleos foram inaugurados no Nordeste do Brasil, reforçando o patrocínio da Nubank na região. No dia 6 de junho, a cidade de Olinda celebrou a reinauguração do núcleo Musicou Olinda, localizado no Centro Cultural Grupo Bongar. O espaço se tornou o terceiro Musicou do estado de Pernambuco, que já conta com dois em Recife, no Dom Helder Câmara, no bairro da Ilha Joana Bezerra, e o Eduardo Campos, no bairro Linha do Tiro. No Musicou Olinda, os alunos têm aulas gratuitas de iniciação musical, canto coletivo, percussão, violão e prática de coletiva.

Musicou Hub Porto Dragão. Foto: Divulgação

A terceira inauguração do ano aconteceu no dia 13 de junho, no Musicou Hub Porto Dragão, em Fortaleza. Agora, além do Musicou Fortaleza Theatro José de Alencar, a capital cearense conta com mais um espaço dedicado à educação musical gratuita. O Musicou Fortaleza Porto Dragão passa a oferece aulas de canto coletivo, prática coletiva e de editoração de partituras.

Essa nova unidade reforça a parceria entre o Musicou, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Ceara e o Instituto Dragão do Mar. Coletivamente, a Sustenidos e as instituições buscam promover o acesso democrático à educação musical e o desenvolvimento social por meio da arte e da cultura.

Ainda sobre o Musicou, este ano aconteceu a segunda edição do Musicou Convida, o projeto que tem como objetivo uma proposta de troca de experiências, conhecimentos e muita música entre artistas convidados, alunos do Musicou e a comunidade local. Entre os meses de agosto e novembro, o Musicou Convida passou pelas cidades de São Paulo, Euclides da Cunha(SP), Fortaleza(CE), Quixeramobim(CE), Quixadá(CE), Recife(PE), Olinda(PE), Picuí(PB), Três Lagoas(MS), Arinos(MG), Andirá(PR), Santa Mariana(PR) e Porecatu(PR).

Fausto Nilo e Zeca Baleiro com alunos do Musicou Quixeramobim, durante ensaio aberto do Musicou Convida

Entre os convidados dessa edição: os músicos Zeca Baleiro, Fausto Nilo, que realizaram pocket show gratuito em Quixeramobim, a compositora Vanessa Moreno com workshop no Musicou Euclides da Cunha, o duo Barbarize e a instrumentista Vitória do Pife, com oficinas em Recife, o Grupo Bongar apresentando palestra e performance em Olinda, o músico Levi Ramiro, que realizou oficinas nos núcleos Musicou em Arinos e em Três Lagoas. O grupo Terra Celta fez atividades artísticas-pedagógicas nos núcleos paranaenses de Andirá, Santa Mariana e Porecatu, a sanfoneira Livia Matos ministrou aulas de sanfona em Fortaleza, o compositor Adelson Viana apresentando sua música em Quixadá, concluindo com a participação do maestro Vladimir Silva lecionando e preparando coro de alunos no município de Picuí.

Em 2024, também ocorreu a terceira edição do Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinhadestinado a cantores pretos, pardos e indígenas. Com prêmios de até R$ 20 mil, o concurso idealizado pela Sustenidos é considerado a maior premiação do gênero no Brasil.  

Vencedores do concurso Joaquina Lapinha 2024 no Theatro Municipal (à frente).
Foto: @natvscesar

Em primeiro lugar, a candidata Nathielle Rodrigues foi premiada na categoria voz feminina com o Prêmio Maria d’Apparecida. Já na categoria voz masculina, o primeiro lugar foi de Samuel Martins com o Prêmio João dos Reis. Já em segundo lugar, na categoria voz feminina, Maria Angélica Rocha foi a vencedora do Prêmio Zaira de Oliveira. Em segundo lugar, na categoria voz masculina, foi a vez de Samuel Barbosa com o Prêmio Estevão Maya-Maya. Na categoria de Jovem Solista, o participante Clóvis Português foi vencedor com o Prêmio Joaquim Paulo do Espírito Santo.

Vendedora do concurso Joaquina Lapinha, Maria Angélica Rocha se apresenta como solista no Theatro Municipal de São Paulo

Além disso, Maria Angélica Rocha e Samuel Barbosa foram premiados pelo concurso Maria Callas e Oséas Duarte teve uma menção honrosa no evento. Além disso, Maria Angélica também recebeu a premiação Ubuntu Brasileiro e Samuel Martins foi premiado com uma bolsa de aperfeiçoamento de 6 meses na Opera Atelier Artists, com o Professor Vitor Philomeno.

Junto com a premiação em dinheiro, os vencedores também terão a oportunidade de integrar o elenco da Temporada Lírica do Theatro Municipal de São Paulo e participar da programação do Teatro Procópio Ferreira, no Conservatório de Tatuí, em 2025. Em dezembro, os vencedores da última edição do prêmio se apresentaram no palco do Theatro Municipal acompanhados pela Orquestra Experimental de Repertório.

Outro projeto importante, realizado pela Sustenidos neste ano, foi o MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange. Realizado no Brasil desde 2015, o programa de intercâmbio seleciona anualmente até seis alunos do Conservatório de Tatuí ou de outras instituições de ensino musical, para atuarem voluntariamente no Malawi, em Moçambique e na Noruega. Em agosto, os novos intercambistas participaram do curso preparatório e do Youth Camp, ambos realizados em Nairóbi – Quênia e, depois, seguiram para os países/locais do intercâmbio, onde permanecerão até junho de 2025.

Big Bang no Thetro Municipal em 2024. Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Sustenidos realizou o festival internacional Big Bang, uma ode festiva à música e à arte sonora criada pela Zonzo Compagnie, da Bélgica, para o público infanto-juvenil. Apresentado nos dias 9, 11, 12 e 13 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo e no Conservatório de Música e Teatro de Tatuí, o Big Bang contou com curadoria de Nelson Soares, integrante do duo mineiro O Grivo, e de Wouter van Looy, artista belga criador do festival e diretor da Zonzo Compagnie.

O cortejo carnavalesco Cornucópia Desvairada foi uma das atrações do Big Bang. Foto
O cortejo carnavalesco Cornucópia Desvairada foi uma das atrações do Big Bang. Foto: Divulgação

Com espetáculos da Bélgica e do Brasil, o festival proporcionou ao público de mais de 3.000 pessoas uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras, cortejos e concertos, em espaços que foram transformados em verdadeiros labirintos musicais.

Com uma programação recheada de atividades de artes cênicas, o Conservatório de Tatuí apresentou a  29ª edição do FETESP, um dos maiores festivais de teatro do Estado de São Paulo, que reuniu mais de 7 mil pessoas na cidade de Tatuí, com mais de 30 atrações gratuitas entre os dias 20 e 26 de julho.

FETESP 2024 no Conservatório de Tatuí. Foto: Divulgação

Com grupos selecionados da capital paulista, grande São Paulo e interior, o Festival Infantil de Teatro do Estado de São Paulo apresentou, durante sete dias, intervenções artísticas em escolas e diversos espaços públicos da cidade de Tatuí e realizou espetáculos e performances no Teatro Procópio Ferreira e no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga.

No período, também foram realizadas residências artísticas, lives de conteúdos pedagógicos e oficinas que promoveram uma troca estética entre estudantes e profissionais de diversas regiões do estado de São Paulo.

Cerimônia de abertura Aniversário de 70 anos do Conservatório de Tatuí. Foto Divulgação

Em agosto, o Conservatório de Tatuí celebrou seu 70º aniversário com shows, concertos e espetáculo de seus Grupos Artísticos, todos com participação de convidados, como Lenine, Spok, Renato Teixeira, Hamilton de Holanda, Hércules Gomes e John Boudler, entre outros. Os eventos foram realizados entre os dias 11 e 18, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita.

No total, foram realizados 742 eventos e foram atendidos 3.186 pessoas no Conservatório de Tatuí, entre janeiro e novembro em 2024.

Show do Lenine no Auditório Procópio Ferreira. Foto: Divulgação

O Theatro Municipal de São Paulo

Equipamento que é gerido pela Sustenidos desde 2021, levou neste ano o título de “Melhor Teatro Lírico da Cidade” em um guia especial apresentado pelo jornal Folha de São Paulo. O título, dado pela Folha, foi fruto de uma análise minuciosa pela equipe de jornalistas do jornal que cobre e frequenta teatros por toda a capital. A produção da ópera O Guarani, realizada em 2023, recebeu o prêmio Ópera XXI na categoria “melhor produção de ópera latino-americana”. A premiação foi anunciada no Teatro Real de Madrid e entregue em outubro. 

Ópera Nabucco no Theatro Municipal. Foto Divulgação.

Além do Big Bang, citado anteriormente, o Theatro Municipal realizou, desde janeiro até o presente momento, mais uma extensa programação de 2.326 atividades que contemplaram visitas educativas, concertos, óperas, espetáculos de dança e diferentes linguagens, recebendo 203.926 pessoas no principal espaço dedicado à música erudita em São Paulo, sendo 162.263 para as apresentações e 41.663 de visitas educativas.

Cena do espetáculo Bioglomerata no Theatro Municipal. Foto Larissa Paz
Cena do espetáculo Bioglomerata no Theatro Municipal. Foto Larissa Paz

Destaque para as óperas NabuccoMadama ButterflyMaría de Buenos Aires (Astor Piazzolla), O Canto de Maldoror: Terra em Transe em Transe, o concerto sinfônico inédito é criado a partir da trilha sonora do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, além do incrível Balé da Cidade de São Paulo, que apresentou Bioglomerata e Pensamento Cintilante.

por Marcus Vinicius Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *