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Dia Internacional da Educação: Sustenidos enfatiza a inclusão

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Educação (28 de abril), a Sustenidos Organização Social de Cultura enfatiza a importância da inclusão, da educação de qualidade, da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas. Além de todas as ações que já coloca em prática em prol do desenvolvimento humano nos espaços, programas e festivais em que administra: Projeto Guri, Som na Estrada, MUSICOU, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), Ethno Brazil, Imagine Brazil e Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. ASustenidos conhece bem o poder transformador da música.

Neste contexto, a organização aderiu a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
ODS 4 – Educação de Qualidade , com destaque da meta 4.5 para Brasil “Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade. 

ODS 5 – Igualdade de Gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, com destaque da meta 5.1 para Brasil: “Até 2030, eliminar todas as formas de discriminação de gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as meninas e mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas”.

Todas as ações vinculadas aos ODSs 4 e 5 trazem práticas decolonialistas, tema abordado em recente encontro técnico envolvendo empregados e empregadas da instituição. Atuar a favor da decolonização significa considerar, respeitar e valorizar todas as formas de produção de conhecimento.

Algumas reflexões debatidas em nossa instituição:
Como o decolonialismo vem sendo apresentado, de forma prática, nos programas desenvolvidos pela Sustenidos?
Desde 2016, a pauta vem sendo dialogada de forma mais incisiva nas atividades socioeducativas e nas formações com as equipes. A instituição também busca contemplar ações afirmativas em sua prática. No momento, estamos instituindo um comitê de Diversidade e Inclusão com mais um foco concreto de ação decolonialista. A temática decolonialista foi recentemente abordada em um Encontro Técnico com todas as equipes da Sustenidos como forma de chamar a atenção para a abordagem cultural de temas urgentes em nossa sociedade como raça, etnia, gênero.

Na área Educacional já existe o incentivo a uma escolha de repertório mais abrangente, que considere músicas latino-americanas, mulheres compositoras, música indígena, além da interação com grupos de cultura popular, e estas ações irão se fortalecer com as reflexões trazidas pelos palestrantes do Encontro Técnico.

Na área de Desenvolvimento Social o fortalecimento junto às equipes ocorre por meio de formações continuadas, trazendo as temáticas para as rotinas dos Polos e Regionais, no caso do Projeto Guri, buscando ampliar a consciência social em relação a acesso, permanência e atenção integral a todos os públicos (em especial alunas e alunos em situação de desproteção social e pertencentes aos grupos específicos). Atuação também no direcionamento de casos junto a rede socioassistencial de cada município e na realização de atividades socioeducativas voltadas a alunos, alunas e famílias.

Qual será o impacto da pandemia na educação em geral e no Projeto Guri? O sistema educacional está sofrendo muito com esta pandemia. Com o isolamento social imposto pelas medidas sanitárias, as dificuldades com a inclusão digital chegaram a muitas pessoas. Diante desta situação atual, o cenário nos exige maior empenho e amorosidade para a reconstrução de uma rotina saudável de ensino e aprendizagem. 

Quais ações o Projeto Guri tomou para mitigar os impactos da pandemia? Procurou-se rapidamente implementar o ensino remoto, inicialmente por meio do envio de atividades gravadas ou descritivas. Posteriormente aderimos ao Moodle, uma plataforma de Ensino a Distância. Buscamos com isso manter nosso vínculo com em um momento tão difícil, produzindo música e procurando desta forma contribuir com momentos significativos e positivos. Houve um grande incentivo às produções de saraus e vídeo mosaicos como forma de fazer com que os alunos e alunas apresentassem a mais gente o resultado de seus estudos neste período. Só em 2020, foram enviadas mais de 123 mil atividades para mais de 35 mil alunos, mais de 2,4 mil atividades para alunos e alunas da Fundação CASA.

Com a implantação da plataforma de ensino a distância para as aulas do Projeto Guri, quais os avanços têm sido observados nos últimos meses? A plataforma Moodle foi implantada com a expectativa de oferecer melhor condição aos alunos e educadores de aderirem ao ensino remoto por meio de aulas assíncronas. Para a utilização da plataforma foram realizadas capacitações com a equipe de educadores e montou-se um tutorial de acesso aos alunos. Neste momento, os alunos estão migrando do WhatsApp para o Moodle, ao mesmo tempo em que, cada vez mais, são oferecidas aulas síncronas aos alunos por meio de diversas plataformas.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.

Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; e pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

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